sábado, 21 de janeiro de 2012

Primata considerado extinto, foi redescoberto no Bornéu

Langur-grisalho de Miller (Miller's Grizzled Langur), 'Presbytis hosei canicrus' (reprodução)

Durante uma expedição, em 2011, à floresta protegida Wehea, no Bornéu/Indonésia, uma equipa internacional de cientistas encontrou exemplares dos primatas mais raros e menos conhecidos, o Miller's Grizzled Langur (langur-grisalho de Miller), de nome científico 'Presbytis hosei canicrus'.
Esta espécie estava listada como uma dos 25 primatas mais ameaçados do mundo e era considerada por muitos já extinta ou à beira da extinção. A notícia vem publicada no 'American Journal of Primatology' e confirma a existência deste primata, embora os pesquisadores tenham observado apenas dois pequenos grupos de animais através de câmaras.
O macaco Presbytis hosei canicrus tinha sido visto na década de 1970, no Parque Nacional de Kutai, no Bornéu, a cerca de 80 Km do lugar onde foi encontrada a nova população. Mas o seu habitat foi devastado com os incêndios e desflorestação ilegal. Em 2010 estes primatas deixaram de ser vistos.
Para os cientistas, o futuro do langur-grisalho de Miller continua incerto. A floresta onde foi redescoberto é bastante extensa e é protegida apenas pela comunidade local, não pelo governo central. Além disso, está cercada por floresta que é explorada para madeira, plantações para obtenção de óleo de palma e mineração - provavelmente o mesmo tipo de ameaças que fez desaparecer os langures dos habitats onde eles viviam antes.


Fonte: El Mundo   /   LiceScience

Sem comentários: