sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nova espécie de mosca australiana é nomeada em homenagem a Beyoncé

Mosca dourada australiana, de nome científico Scaptia (Plinthina) beyonceae, em homenagem à cantora Beyoncé - Crédito: Bryan Lessard, CSIRO

Uma mosca rara australiana recebeu o seu nome científico em homenmagem à cantora de pop Beyoncé, pela semelhança do tom dourado do insecto com a roupa usada pela cantora no videoclipe "Bootylicious" - ainda com o grupo Destiny's Child.
Segundo Bryan Lessard, entomologista da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Austrália (CSIRO) e responsável pela descrição oficial da nova mosca, Scaptia (Plinthina) beyonceae, a sua espectacular cor dourada torna-a "a diva das moscas de todos os tempos". Os pêlos dourados do abdómen da mosca levaram o cientista a baptizar a mosca desta forma e ao mesmo tempo mostrar o lado divertido da taxonomia, que é a nomeação das espécies.
A rara espécie de mosca de cavalo Scaptia (Plinthina) beyonceae, foi recolhida em em 1981, ano em que Beyoncé nasceu, no nordeste de Atherton Tablelands de Queensland, juntamente com outras duas espécimes desconhecidas.
"Embora muitas vezes consideradas uma praga, muitas espécies de mosca de cavalo são extremamente importantes polinizadores de muitas plantas", disse o cientista.
Videoclipe da música Bootylicious que inspirou a classificação taxonómica da nova mosca.


Mais informações em ÚltimoSegundo  / Comunicado de CSIRO

Sem comentários: