sábado, 14 de janeiro de 2012

Sonda russa Phobos-Grunt deverá cair este domingo

Sonda interplanetária russa, Phobos-Grunt, que deve cair domingo (15) (reprodução)

Segundo o último comunicado da Agência Espacial Russa, Roskosmos, a sonda Phobos-Grunt deverá cair este domingo, 15 de Janeiro, no Oceano Pacífico, junto à costa do Chile, provavelmente, no início da noite. Antes, a agência já tinha anunciado a sua queda no Oceano Atlântico e, depois, no Oceano Índico.
O que se sabe, com certeza, é que a Phobos-Grunt vai cair para a Terra brevemente, em qualquer lugar entre 51,4 ​​graus de latitude norte e 51,4 graus de latitude sul - uma área do planeta que vai de Londres, no norte, até às Ilhas Falkland (Malvinas), no sul. Os dados de hoje indicam que a sonda está numa órbita de altura máxima 174,2 Km e mínima de 149,7 Km.
A sonda interplanetária russa Phobos-Grunt, por motivos ainda desconhecidos, ficou presa em órbita terrestre, em 9 de Novembro de 2011, após o lançamento. Tinha como missão recolher uma amostra do solo da lua Phobos, de Marte, que devolveria à Terra, em 2014.
De acordo com a agência russa, a maior parte das 13 toneladas da nave queimar-se-á na reentrada da atmosfera terrestre, inclusivamente todo o combustível tóxico e material radioactivo que ela transporta. Cerca de 20 a 30 fragmentos, com um peso total de 200 Kg, deverão atingir a Terra, sem causar danos.
A missão Phobos-Grunt, com um custo de cerca de 170 milhões de dólares, tinha como objectivo estudar o material inicial do Sistema Solar e ajudar a explicar a origem de Phobos e Deimos, as duas luas de Marte, assim como as restantes luas naturais do nosso Sistema Solar.
Fonte: El Mundo.es

Links relacionados:
Rússia afirma que fracassos espaciais podem ter "causas externas"
Estação espacial corrigirá órbita para desviar de lixo espacial

Sem comentários: