quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Peixe mimetiza polvo que também mimetiza outros animais


Um vídeo submarino obtido ao largo do Norte da ilha de Sulawesi, na Indonésia, mostra como um peixe da espécie Stalix cf. histrio se associa ao polvo Thaumoctopus mimicus adoptando o mesmo padrão de riscas coloridas, supostamente para se defender de predadores.
A filmagem foi feita, em Julho de 2011, por Godehard Kopp, um dos autores da nota publicada recentemente na revista Coral Reefs, divulgando a descoberta de um novo caso de mimetismo oportunista em peixes.
Existe mimetismo quando uma determinada espécie imita o aspecto de outra diferente, através da mesma cor, padrão , comportamento, etc. porque isso lhe é benéfico, como por exemplo, evitar predadores. Quando esta característica é observada apenas em algumas populações da espécie, é um caso de mimetismo oportunista, tal como acontece com o peixe do vídeo.
Os autores explicam que o Stalix cf. histrio é um peixe que nada mal e que passa a vida adulta perto de um buraco na areia do fundo marinho onde se refugia em caso de aproximação de um predador.
Deste modo, é sugerido que o peixe mimetiza o polvo, que por sua vez mimetiza outros peixes e cobras marinhas para passar despercebido aos predadores, com o objetivo de se afastar do buraco de areia em que se esconde em segurança, de forma a poder alimentar-se.
Fonte: Naturlink

Sem comentários: