quarta-feira, 20 de abril de 2011

Telescópio Espacial Hubble celebra o 21º aniversário com uma "rosa" de galáxias

O 21º aniversário do Telescópio Espacial Hubble é celebrado com uma nova espectacular imagem, um par de galáxias em interacção, conhecido por Arp 273.

Arp 273, uma "rosa cósmica" celebra o 21º aniversário do Hubble - Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

A maior das galáxias em espiral, UGC 1810, tem um disco distorcido numa forma semelhante a uma rosa, pela atracção gravitacional da companheira menor e quase de lado, que se encontra em baixo, UGC 1813.
Arp 273 encontra-se na constelação de Andrómeda, a cerca de 300 milhões de anos-luz da Terra. A imagem mostra uma ténue ponte de material entre as duas galáxias, que estão separadas entre si por dezenas de milhares de anos-luz.
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio para a luz visível e infravermelha que orbita a Terra. A sua posição acima da atmosfera, que distorce e bloqueia a luz que atinge o nosso planeta, dá uma visão do universo que, normalmente, ultrapassa de longe os telescópios terrestres.

Hubble orbita a Terra a 569 Km acima da sua superfície. Completa cada órbita em 97 minutos, à velocidade de 8 Km por segundo. Enquanto viaja, o espelho do Hubble capta a luz e orienta-o nos seus diversos instrumentos científicos. Hubble é um tipo de telescópio conhecido como um reflector Cassegrain - Crédito imagem: wikipédia

Hubble é uma das missões científicas mais bem sucedidas e de longa duração da NASA. Entre outras descobertas, ele revelou a idade do universo aproximadamente 13 a 14 biliões de anos e desempenhou um papel fundamental na descoberta da energia escura, uma força misteriosa que faz com que a expansão do Universo se acelere.
Os milhares de fotografias que tem enviado para a Terra mostram o Universo com um detalhe sem precedentes contribuindo, nomeadamente, para uma melhor compreensão sobre a formação de galáxias, ou o nascimento de novos planetas através dos discos protoplanetários, aglomerados de gás e poeira em torno de estrelas jovens.
Hubble também descobriu que explosões de raios gama, poderosas explosões de energia, ocorrem em galáxias muito distantes, devido ao colapso de estrelas massivas.

Lançamento do Hubble pelo Vaivém Espacial Discovery na Missão STS-31 - Fonte: wikipédia

O telescópio foi lançado em 24 de Abril de 1990, a bordo do Vaivém Espacial Discovery, na sua missão missão STS-31, pilotado pelo actual administrador da NASA, Charles Bolden. Já recebeu várias visitas espaciais da NASA, para a manutenção e/ou substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.
Imaginado nos anos 40, projectado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi baptizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia ao constatar a expansão do Universo.
Fonte: Hubble NewsCenter

Sem comentários: