sexta-feira, 8 de abril de 2011

Agência Espacial Europeia homenageia Yuri Gagarin

Em 12 de Abril de 1961, o astronauta russo Yuri Gagarin foi lançado em órbita da Terra na nave Vostok, um vôo histórico de 108 minutos do primeiro homem no espaço.

Yuri Gagarin, primeiro homem a ver o Planeta Azul - Fonte: wikipédia

As comemorações dos 50 anos do primeiro vôo tripulado acontencem por todo o lado. Em Londres, será inaugurada uma estátua no dia 14 de Julho pela filha do cosmonauta, Elena Gagarina, para além de uma exposição sobre a sua vida e, ainda, a projecção do filme First Orbit (Primeira Órbita).
A nave russa Soyuz 21, que transportou os restantes membros da Expedição 27 para a Estação Espacial Internacional, foi baptizada de "Gagarin" numa homenagem ao astronauta. A cápsula de teste para vôo de Gagarin será leiloada pela Sotheby's em Nova York, em 12 de Abril.
Também a Agência Espacial Europeia (ESA) presta a sua homenagem a Gagarin, o primeiro ser humano a ver a Terra do espaço e o seu legado uma "inspiração para os astronautas europeus". O vídeo, a partir do Centro Europeu de Astronautas, lembra cinco décadas de exploração espacial humana e o vôo histórico de 12 de Abril de 1961.

Sem comentários: