sexta-feira, 29 de abril de 2011

Magnetosfera da Terra

Magnetosfera da Terra. As linhas de cor laranja e azul representam as linhas de campo da Terra com polaridades opostas, norte e sul - Crédito: Earth Observatory

O núcleo de ferro da Terra comporta-se como um grande íman e cria à sua volta um campo magnético. Esta ilustração mostra o campo magnético à volta da Terra - a magnetosfera - como deve parecer vista do espaço. É uma visão baseada em observações científicas reais que têm sido feitas desde o início da Era Espacial.
As linhas do campo não são visíveis, mas podem ser detectadas por sensores que detectam partículas atómicas, protões e electrões carregados que se movem no espaço ao redor da Terra. A magnetosfera é comprimida no lado voltado para o Sol e esticada para o lado da sombra da Terra. Isso é causado pelo vento solar, uma corrente de partículas de alta velocidade que flui para fora do Sol.
 
A magnetosfera protege a superfície da Terra das partículas carregadas do vento solar. É comprimida no lado diurno (Sol) devido à força das partículas que chegam, e estendida no lado nocturno - Fonte: wikipédia

Tal como a camada de ozono, a magnetosfera é importante para a vida na Terra, pois protege-a da maior parte da radiação nociva e plasma quente do Sol, desviando-o para o espaço. O campo magnético é constantemente assolado pelas emissões solares, que podem formar correntes eléctricas que fluem no espaço à volta da Terra, correntes que podem interromper as transmissões de rádio e danificar satélites, num fenómeno conhecido como o clima espacial. Mas também podem produzir belas auroras.



Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: