quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cientistas descobrem novo tipo de mineral num meteorito da Antárctida

NASA e outros pesquisadores dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão descobriram um novo mineral chamado "Wassonite" num dos meteoritos historicamente mais significativos, recuperados na Antárctida em Dezembro de 1969. O meteorito foi descoberto no mesmo ano que os meteoritos Allende e Murchison e das primeiras amostras lunares Apollo.

O novo mineral Wassonite foi descoberto dentro do meteorito, oficialmente designado por Yamato 691 chondrite enstatita, encontrado na Antárctida - Fonte: Centro Espacial Johnson (NASA)

Provavelmente o meteorito foi originado a partir de uma órbita de asteróides entre Marte e Júpiter. Wassonite é um dos mais pequenos, mas dos mais importantes, minerais identificados na amostra de 4,5 biliões de anos. O mineral passou a fazer parte da lista dos 4.500 aprovados oficialmente pela Associação Internacional de Mineralogia.
Wassonite é um mineral formado a partir de enxofre e titânio, e possui uma estrutura cristalina única não observada na natureza.
Em 1969, os membros da Expedição Japonesa da Antarctic Research descobriram 9 meteoritos numa zona das montanhas Yamato, na Antárctida. Foi a primeira recuperação significativa de meteoritos na Antárctida e com amostras de vários tipos diferentes. Como resultado, os Estados Unidos e o Japão realizaram uma busca sistemática de meteoritos na região, recuperando mais de 40.000 exemplares, inclusive meteoritos extremamente raros de Marte e da Lua.
O novo mineral Wassonite estava cercado por mais sais minerais desconhecidos que estão sendo investigados. O mineral tem uma largura inferior a um centésimo da largura de um cabelo humano ou 50x450 nanómetros. Foi descoberto com o microscópio electrónico de transmissão da NASA, que é capaz de isolar os grãos de Wassonite e determinar sua composição química e estrutura atómica.
Os meteoritos, e os minerais dentro delas, ajudam na compreensão da formação e da história do sistema solar.
Fonte: Centro Espacial Johnson (NASA)

Sem comentários: