sexta-feira, 15 de abril de 2011

Gravação do ruido da propagação do terramoto do Japão, através da crosta terrestre e do oceano

Som do terramoto que desencadeou o tsunami mortal do Japão, acelerado 16 vezes.



Cientistas capturaram este ruído, produzido pelo enorme terramoto de magnitude 9,0 que atingiu o Japão em 11 de Março, o quarto maior sismo de todos os tempos . O sismo desencadeou uma tsunami que devastou a costa, danificou os reatores nucleares e matou um número estimado de 27.000 pessoas.
A gravação foi feita por um hidrofone, um microfone subaquático. O hidrofone estava localizado perto das Ilhas Aleutas do Alasca, a cerca de 1.500 Km do epicentro do terramoto, que foi ao largo da costa da cidade de Sendai, na ilha principal do Japão, Honshu.
O forte terramoto provocou centenas de réplicas, incluindo mais de 60 de magnitude 6,0 ou superior, e três acima de magnitude 7,0.
O terramoto foi causado pela falha de subducção perto da Fossa do Japão, no limite entre as placas tectónicas do Pacífico e da América do Norte. Na falha de subducção uma placa tectónica mergulha sob a outra. Neste caso, a placa do Pacífico está mergulhando sob a placa norte-americana.
O ruído do terramoto foi capturado por cientistas no Laboratório Ambiental Marinho do Pacífico e da Oregon State University, em Corvallis, Oregon.
Fonte: OurAmazingPlanet

Sem comentários: