domingo, 3 de abril de 2011

Cientistas portugueses investigam o vírus de dengue

Lentamente a Europa e os Estados Unidos vão ficando mais alertados para o risco de uma epidemia de dengue e a importância da pesquisa nesta área.
Cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM), investigam a reprodução do vírus de dengue, de modo a que seja possível criar um tratamento eficaz para as infecções, que já não estão confinadas às regiões tropicais.
O aquecimento global e uma maior movimentação de pessoas e bens, trouxeram os mosquitos transmissores até à Europa, estando reunidas as condições para um surto.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também febre amarela - Fonte: wikipédia

Embora este aumento do risco de surtos na Europa ou nos Estados Unidos tenha despertado algum interesse, os países do Hemisfério Norte têm dado pouca atenção à dengue e outras doenças tropicais porque não são afectados directamente até agora. Há pouco investimento na sua pesquisa.

O mosquito Aedes albopictus, é considerada a segunda espécie em importância para o homem, como vetor do vírus da dengue, sendo superado apenas pelo Aedes aegypti - Fonte: wikipédia

Para Nuno Santos, um dos investigadores do IMM, “mesmo com o crescer de importância no hemisfério norte, continua a não ter o mesmo grau de prioridade e impacto para a indústria farmacêutica que um tratamento para Alzheimer, sida, gripe ou doenças cardiovasculares”
O vírus de dengue é uma das principais causas de febre hemorrágica em todo o mundo, sendo que cerca de dois terços da população mundial vive em áreas onde o vírus é transmitido. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 50 milhões a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente.
Um pouco da história do dengue no Brasil onde a doença é um problema.


Fonte:Público.pt

Sem comentários: