sexta-feira, 8 de abril de 2011

Nasceu mais uma cria de lince-ibérico em Silves

Nasceu mais uma cria de lince-ibérico no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico (CNRLI). A cria de Fruta e Fresco nasceu a 24 de Março de 2011 e, de momento, é a única no centro de reprodução do lince-ibérico em Silves. Em Espanha existem 19 crias saudáveis.
Fruta é a terceira fêmea que deu à luz este ano no Centro de Reprodução. As outras duas, Biznaga e Fresa perderam as suas quatro crias. Azahar, o primeiro lince que chegou a Silves, a 26 de Outubro de 2009, é a única com gravidez confirmada.

Existem pouco mais de 250 linces-ibéricos "Lynx pardinus" a viver em liberdade no planeta - Fonte: wikipédia

A cria recém-nascida está a ser bem cuidada pela mãe, apesar de ser um lince jovem, e desenvolve-se bem. A fase mais crítica vai até aos 30 dias de idade, período em que o animal tem de desenvolver imunidade e aumentar uma percentagem significativa do seu peso diariamente
Os cinco centros da rede ibérica de reprodução em cativeiro estão em plena época de cria do lince. Apesar da morte das quatro crias de Silves, os responsáveis estão animados. Este ano Espanha já tem 19 crias, superando o anterior recorde do programa, em 2009, com 17 crias. Além disso, esperam-se mais partos, incluindo em Silves. As mortes de crias neste centro não tornam o ano menos bom, pois é preciso não esquecer que abriu há apenas ano e meio e recebeu animais jovens e sem experiência reprodutora.
Existem pouco mais de 250 linces-ibéricos "Lynx pardinus" a viver em liberdade no planeta. A reprodução em cativeiro é uma última solução para salvar esta espécie em extinção. No entanto, a sua sobrevivência também passa pela recuperação do habitat, para uma futura reintrodução do lince na natureza. Em Espanha já começaram a ser devolvidos alguns animais à liberdade.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: