terça-feira, 12 de abril de 2011

Mundo homenageia Gagarin e a NASA comemora o lançamento do primeiro vaivém espacial

Faz hoje precisamente 50 anos que Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a observar a Terra do espaço, a uma altitude de cerca de 200 Km. Comentando sobre o que via, Gagarin afirmou, "O céu é muito escuro, a Terra é azulada. Vê-se tudo muito claro".

A Terra é azul - Crédito: ISS Expedition 7 Crew, EOL , NASA

Gagarin poderá ter observado algo semelhante a esta imagem, obtida pela tripulação da Expedição 7, a bordo da Estação Espacial Internacional, em 2003, e que é a Imagem Astronómica deste dia.
Mas hoje também é de comemoração para a Agência Espacial Americana, NASA. 20 anos depois do primeiro vôo espacial, em 12 de Abril de 1981, a NASA lançou o primeiro vaivém espacial, o Columbia, o primeiro vaivém espacial a orbitar a Terra.

O vaivém espacial Columbia, preparado para o primeira missão STS-1, em 12 de Abril de 1981 - Crédito: KSC , NASA

Columbia e os restantes vaivéns espaciais (Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour) foram projectados para regressar à Terra, o vaivém é o primeiro veículo espacial do mundo que é reutilizável.
Há 30 anos, Columbia partiu com os astronautas John Young e Robert Crippen. Pela primeira vez na história, uma nova nave espacial foi lançada com uma tripulação a bordo, na sua viagem inaugural.
Agora, após três décadas de actividade, com dois desastres que mataram 14 pessoas – o Challenger explodiu durante o lançamento, em 1986, e o Columbia desintegrou-se na reentrada da atmosfera terrestre, em 2003 –, os vaivéns espaciais vão ser aposentados este ano, 2011.
A Nasa aproveitou o aniversário do vôo inaugural do vaivém para anunciar, através do seu administrador, o ex-astronauta Charles Bolden, que realizou quatro missões a bordo de vaivéns espaciais, o destino final das naves restantes.
O vaivém Atlantis, o penúltimo a ser construído, ficará no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Atlantis é a última nave a ir ao espaço, com missão prevista para Junho.
Mais informações sobre o Programa Vaivém Espacial na página web da NASA.

Sem comentários: