segunda-feira, 18 de março de 2013

Vulcão russo activo visto do espaço

Vulcão activo Kizimen, na Península Kamchatka da Rússia, captado em cor natural pelo satélite Earth Observing-1 (EO-1), da NASA, em 12 de Março de 2013 - Crédito: NASA Earth Observatory/Jesse Allen e Robert Simmon

O vulcão Kizimen, na Península Kamchatka da Rússia, permaneceu activo durante o mês de Março de 2013. A imagem, em cor natural, foi captada pelo satélite Earth Observing-1 (EO-1), da NASA, em 12 de Março, e mostra uma nuvem vulcânica, enquanto a neve cobre um fluxo de lava no flanco leste do vulcão, que escorre desde Fevereiro de 2012, e continua a crescer um ano depois.
Kizimen é um estratovulcão íngreme e inclinado, com 2.376 metros de altura, composto por camadas alternadas de cinzas vulcânicas, lava e detritos e com uma forma semelhante ao Monte St. Helena, antes da sua erupção explosiva, em 1980. A Península Russa de Kamchatka tem 29 dos vulcões activos do mundo, de acordo com o Programa Global de Vulcanismo, do Instituto Smithsonian.
O vulcão russo apresentou alguma actividade eruptiva no final de 1920, e permaneceu aparentemente calmo durante o resto do século 20. Voltou a agitar-se em Julho de 2009, com abundante actividade sísmica, até 120 terramotos por dia, indicando que o magma subterrâneo se estava a mover.
Em Novembro de 2010, Kizimen teve uma forte erupção fissural - a erupção vulcânica ocorre ao longo de uma fissura - originando avalanches de rochas e gases quentes (fluxos piroclásticos) em Fevereiro de 2011.
No início de Março de 2013, ele emitiu lava incandescente, avalanches quentes e erupções de gases e vapor, com alguma actividade sísmica moderada, de acordo com o site Earth Observatory, da NASA.

Sem comentários: