quinta-feira, 14 de março de 2013

Nave espacial observa trânsitos da Terra e da Lua no mesmo dia

Esquerda: Trânsito da Terra observado pela nave SDO, em 11 de Março de 2013. À direita, trânsito da Lua observado pelo SDO, mais tarde e no mesmo dia - Crédito: NASA/SDO

Em 2 de Março de 2013, o Observatório Solar Dinâmico (NASA Dynamics Observatory ou SDO) entrou na sua primeira temporada de eclipses do ano. Durante três semanas, a Terra bloqueia a sua visão do Sol por algum tempo a cada dia, e a nave vê um eclipse do Sol.
No entanto, em 11 de Março, a nave SDO observou dois trânsitos. Primeiro, a Terra bloqueou parcialmente a visão SDO do Sol e, mais tarde no mesmo dia, foi a Lua que passou à sua frente, originando um eclipse parcial.
Na imagem da esquerda captada pelo SDO, o Sol está parcialmente obscurecido pela Terra. Os limites da sombra do nosso planeta não são bem definidos, porque a nave detecta um pouco de luz solar através da atmosfera da Terra. Além disso, a linha da Terra parece quase rectilínea, por ser grande em relação ao Sol, do ponto de vista da nave SDO.
À direita, o eclipse causado pela Lua é diferente. Como o satélite é pequeno e não tem atmosfera, a sua forma curva é bem clara e a linha da sombra nítida.
Qualquer nave espacial que observe o Sol em órbita da Terra enfrenta eclipses como estes. A órbita do observatório SDO está programada para minimizar o problema o mais possível. Em todo o caso, tem duas temporadas de três semanas de eclipses a cada ano. Esta é a temporada da primavera, que termina a 26 de Março. A temporada de outono começa em Setembro.
Fonte: NASA

Sem comentários: