domingo, 10 de março de 2013

Quatro asteróides aproximaram-se da Terra numa só semana

Asteróides e cometas que atravessam o Sistema Solar constituem um potencial perigo para a vida na Terra - Crédito: NASA (reprodução)

Na última semana, quatro asteróides visitaram a Terra. Uma rocha do tamanho de um campo de futebol e três mais pequenas passaram na nossa vizinhança, entre 4 de Março e hoje (10 de Março). Todos eles foram descobertos este mês, como está registado nos seus nomes, 2013, ano da descoberta.
Os asteróides viajam a velocidades extraordinárias. Talvez tenham razão aqueles cientistas que baptizaram o sistema solar como um "campo de tiro cósmico"! E o nosso bonito Planeta Azul está nesse movimentado campo!
O maior asteróide, 2013 ET, com cerca de 140 metros de comprimento, aproximou-se da Terra este sábado (9 de Março), passando dentro de 965.606 km ou próximo a 2,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Até 3 de Março, quando foi descoberto, ninguém sabia da sua existência. Mas se houvesse um impacto, ele poderia ter destruído uma cidade.
Também no sábado, um pequeno asteróide de 7 metros de diâmetro, 2013 EC20, fez um voo rasante ao nosso planeta, a uma distância de 150.000 km, menos da metade da distância à Lua.
Outras duas rochas espaciais aproximaram-se da Terra nos últimos sete dias, asteróide 2013 EC e asteróide 2013 EN20, que sobrevoaram o planeta a 4 e 10 de Março, respectivamente.
O asteróide 2013 EC, com 12 metros de comprimento, passou a cerca da mesma distância da Lua, perto de 383,000 km, em 4 de Março. Foi descoberto apenas dois dias antes.
O asteróide 2013 EN20, de 7 metros de diâmetro, aproximou-se do nosso planeta hoje, logo a seguir à órbita da Lua. Só foi descoberto a 7 de Março.
O meteorito que explodiu sobre a cidade russa Chelyabinsk, em 15 de Fevereiro, libertou energia de 500 mil toneladas, originando ondas sonoras que feriram mais de 1.200 pessoas - Crédito: NASA (reprodução)

Todos estes corpos celestes passaram por nós poucas semanas depois de um meteorito de 17 metros explodir sobre a Rússia, em 15 de Fevereiro, com uma energia de 500 mil toneladas, ferindo mais de 1.200 pessoas e causando danos materiais. Nesse mesmo dia, um asteróide maior, 2012 DA14, passou a 27,680 km da Terra, mais próximo do que muitos satélites de comunicação.
A NASA e astrónomos de todo o mundo procuram no céu grandes asteróides que podem representar uma ameaça de impacto para a Terra. Por vezes, rochas pequenas sobrevoam o planeta e não são detectadas.
No entanto, cerca de 100 toneladas de material - principalmente grãos de poeira - caem sem causar danos na atmosfera terrestre cada dia, segundo cientistas da NASA. Alguns formam as bonitas "chuvas de estrelas". Os astrónomos amadores também dão um grande contributo na descoberta e acompanhamento de rochas na proximidade da Terra.
Para além dos asteróides e cometas, também são preocupantes os objectos que constituem o lixo espacial que rodeia o nosso planeta. Vivemos num "campo de tiro cósmico" e somos o alvo preferencial da tecnologia espacial do próprio homem!
Fonte: Space.com

Sem comentários: