sexta-feira, 8 de março de 2013

Meteorito de 18 Kg encontrado na Antárctida

Plataforma de gelo na Antárctida - Crédito. wikipédia

Um grupo de oito cientistas, que procurava meteoritos espalhados por todo o campo de gelo de Nansen, encontrou o que pensam ser um condrito de 18 Kg, o tipo mais comum de meteoritos.
A equipa descobriu um total de 425 meteoritos, com um peso total de 75 kg durante a expedição de 40 dias ao campo de gelo, a 140 quilómetros a sul da base científica belga Princess Elisabeth – situada nos montes Sør Rondane, na Antárctida –, e a uma altitude de 2900 metros.
A descoberta foi inesperada para os pesquisadores, não só pelo tamanho do meteorito mas, sobretudo, porque não é normal encontrar meteoritos tão grandes neste continente austral. É a maior rocha encontrada desde 1988 na plataforma de gelo da Antárctida Oriental.
"Estudamos meteoritos, para entender melhor como se formou e evoluiu o sistema solar, e perceber como a Terra se tornou num planeta único no nosso sistema solar", disse Vinciane Debaille, geóloga da Universidade Livre de Bruxelas (ULB), num comunicado da International Polar Foundation.
Fotografias do meteorito e da expedição na Antárctida aqui.
Fonte: Comunicado da International Polar Foundation

Sem comentários: