segunda-feira, 4 de março de 2013

Vegetais ricos em ferro aliviam tensão pré-menstrual (TPM)

Os brócolos, e outros vegetais ricos em ferro, podem aliviar os sintomas que afectam as mulheres nos dias que antecedem a menstruação - Crédito imagem: wikipédia

Um novo estudo publicado no jornal American Journal of Epidemology mostra que uma dieta rica em alimentos com ferro, em particular vegetais como os brócolos, diminui o risco das mulheres sofrerem tensão pré-menstrual (TPM), síndroma que se verifica nos dias que antecedem a menstruação, normalmente com um aumento da irritabilidade, assim como manifestações físicas como inchaço abdominal ou cefaleia.
Um grupo de investigadores norte-americanos acompanhou cerca de 3.000 mulheres ao longo de 10 anos e avaliou a relação entre o consumo de ferro na alimentação com o desenvolvimento de TPM.
De acordo com os cientistas, a influência do ferro no alívio dos sintomas da TPM pode dever-se ao facto de estar associado à produção de serotonina, uma molécula que ajuda a regular o humor.
No entanto, como o excesso de ferro pode ser prejudicial à saúde, os especialistas chamam a atenção das mulheres que "devem evitar ingerir mais do que um total de 45mg por dia, a menos que o façam por recomendação médica".
Fonte: Boas Notícias

Sem comentários: