terça-feira, 5 de março de 2013

Efeito lente gravitacional cria invasor espacial de jogo de computador

O campo gravitacional do aglomerado de galáxias, Abell 68, actua como uma lente natural no espaço, e ampliou e distorceu a imagem de uma galáxia espiral muito distante (na parte superior esquerda da imagem), dando-lhe a aparência de um invasor espacial do jogo de computador "Space Invaders!", de 1970 - Crédito:NASA/ESAe the Hubble Heritage/ESA-Hubble Collaboration

Este objecto de aparência estranha, na imagem do Telescópio Espacial Hubble, na realidade é uma miragem criada pelo campo gravitacional de um aglomerado de galáxias em primeiro plano, Abell 68, que curvou o espaço e distorceu as imagens de fundo de galáxias mais distantes.
A imagem de uma galáxia espiral na parte superior esquerda foi ampliada e distorcida, ficando com a aparência de um alienígena do clássico jogo "Space Invaders!", de 1970. Uma imagem menos distorcida da mesma galáxia aparece à esquerda da grande e brilhante galáxia elíptica.
Objectos de grande massa, como aglomerados de galáxias, podem deformar o espaço-tempo, de modo que a luz que passa por eles segue uma trajectória curva e produz imagens distorcidas. O fenómeno é conhecido como lente gravitacional, porque muitas vezes amplia as imagens de objectos distantes, que de outro modo não seriam visíveis.
O campo gravitacional do grande aglomerado de galáxias Abell 68, actuou como uma lente natural no espaço, avivando e ampliando a luz vinda de galáxias de fundo, muito distantes. Assim, esta lente cósmica criou uma paisagem de imagens distorcidas das galáxias de fundo. O aglomerado está a 2.000 milhões de anos-luz, e as imagens ampliadas vêm de galáxias que estão muito atrás dele.
O efeito de lente gravitacional é uma ferramenta poderosa na astronomia, pois permite que os cientistas consigam aumentar ainda mais o poder de ampliação dos seus melhores telescópios, e possam observar alguns dos objectos mais distantes e ténues do Universo.
Fonte: NASA

Sem comentários: