sexta-feira, 1 de março de 2013

Mais de 100 milhões de tubarões são mortos por ano

Milhões de tubarões são massacrados para retirar as suas barbatanas (shark finning) - Crédito imagem: wikipédia

Pesquisadores conseguiram criar a primeira estimativa dos tubarões massacrados em todo o planeta.
No estudo publicado no jornal Marine Policy, a equipa relata que pelo menos 1,4 milhões de toneladas, ou 100 milhões de tubarões são mortos por ano, com uma gama total de possíveis valores entre 63 e 273 milhões de indivíduos por ano. Os valores foram obtidos a partir de dados de organizações pesqueiras e documentos científicos.
"Esta é a melhor tentativa, publicada até à data, de reunir os dados disponíveis para quantificar os impactos da pesca sobre os tubarões a uma escala global", diz John Musick, um especialista em tubarões no Instituto de Ciência Marinha da Virgínia, em Gloucester Point.
Esta taxa de exploração é considerada muito alta, especialmente para uma espécie que se reproduz mais tarde na vida. O comércio é incentivado pela procura de barbatanas de tubarão para a sopa em comunidades chinesas. Outros animais são  capturados acidentalmente durante a pesca de outras espécies.
Isto significa que estão a desaparecer mais tubarões do que nascem, o que compromete o futuro da espécie.
Os tubarões são indicadores claros da qualidade dos oceanos e dos seus ecossistemas. São partes fundamentais para regular e equilibrar as cadeias alimentares marinhas, pois são predadores com uma grande e variada especialização alimentar.
Segundo os autores do estudo, os tubarões precisam de uma protecção forte, tal como os acordos internacionais que já existem para proteger baleias, ou restrições ao comércio das barbatanas e carne.
Várias destas propostas serão apresentadas este mês, durante a Conferência das Partes para a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) que se reúne em Banguecoque (Krung Thep), Tailândia, entre 3 e 14 de Março de 2013.
Mais informações sobre tubarões em Shark Alliance.
Fonte: Science

Sem comentários: