quinta-feira, 7 de março de 2013

Tempestades e mais tempestades!

Imagem da Terra captada pelo satélite meteorológico EUMETSAT, em 29 de Janeiro de 2013, mostrando várias tempestades - Crédito: NASA/Earth Observatory/Robert Simmon

As tempestades podem ter vários nomes. Nos boletins meteorológicos ouvem-se tempestades de neve, chuvas de granizo, nevões, sistemas de baixa pressão, furacões, tornados, tempestades tropicais, entre outras.
Na pesquisa em meteorologia e climatologia há uma maneira mais simples de classificar as tempestades: trovoadas, ciclones tropicais, mais conhecidos por furacões e tufões e, ainda, ciclones extratropicais. Todas são perturbações atmosféricas que redistribuem o calor e produzem uma combinação de nuvens, vento e precipitação.
O satélite meteorológico EUMETSAT, em 29 de Janeiro de 2013, captou a imagem acima da Terra, que mostra exemplos dos três tipos de tempestades. As trovoadas são as menores, os ciclones tropicais são significativamente maiores e os ciclones extratropicais são ainda os maiores.
Nas imagens de satélite, as nuvens de um ciclone extratropical maduro estão estendidas e em forma de vírgula, enquanto nos ciclones tropicais maduros estão dispostas em espiral e muitas vezes têm um olho distinto no centro. As nuvens de trovoada apresentam forma irregular e com cúmulos de nuvens imponentes ondeando para cima, criando uma aparência texturizada nos topos das camadas de nuvens.
Os três tipos de tempestades requerem humidade, energia e certas condições de vento para se desenvolverem, mas a combinação dos ingredientes varia de acordo com o tipo de tempestade e as condições meteorológicas locais.
Fonte: NASA/Earth Observatory

Sem comentários: