sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Satélites europeus Galileo foram lançados e entraram em órbita com sucesso

Os dois primeiros satélites, do sistema europeu de navegação Galileo, foram lançados com sucesso esta manhã em Kourou, na Guiana Francesa.

Lançamento dos dois primeiros satélites Galileo, a bordo do foguetão Soyuz, na Guiana Francesa - Crédito: ESA

O lançamento do foguetão russo Soyuz aconteceu às 11 31 horas( hora de Lisboa) e pela primeira vez do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa, situada na América do Sul.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), todas as etapas após lançamento decorreram perfeitamente e, passadas 3 horas e 49 minutos (cerca das 15 20 horas de Lisboa), a parte superior do foguetão, chamada Fregat-MT, lançou os satélites Galileo, com cerca de 700 Kg cada, na sua órbita a 23 222 km de altitude.
Este lançamento representa um passo importante para a Europa, pois os satélites já colocados em órbiita são os primeiros do sistema de navegação europeu Galileo, um projecto que irá trazer a independência tecnológica do velho continente relativamente ao GPS, o equivalente americano utilizado actualmente. Depois de concluído, as pessoas terão o acesso directo a um sinal de navegação por satélite produzido pela Europa.
A ESA já anunciou o lançamento de outros dois satélites do projecto no próximo ano. Os quatro satélites irão formar o núcleo operacional deste sistema de posicionamento geográfico, que conta com um total de 30 satélites depois de completo.
Fonte: ESA

Sem comentários: