sábado, 15 de outubro de 2011

Focas-aneladas estão a morrer com doença desconhecida, no Alasca

Uma doença misteriosa, possivelmente causada por um vírus, está a matar muitas focas-aneladas, na costa do Alasca.

As foca-aneladas, Pusa hispida, estão a morrer no Alasca com doença desconhecida - Fonte: wikipédia

Desde Julho deste ano, as focas doentes têm chegado à praia, na costa do Árctico, e o número de vítimas vai aumentando. De acordo com o Serviço de Pesca da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), esta espécie passa a maior parte do ano na água ou em pedaços de gelo e raramente vem à praia.
Os biólogos acreditam que a doença se deve a um vírus. Os animais apresentam lesões com sangue nas barbatanas traseiras, pele irritada à volta do nariz e dos olhos e perda de pêlo.
A doença pode ter atingido, também, outras espécies. Foram encontradas algumas morsas mortas na costa noroeste do Alasca com lesões semelhantes. Além disso, caçadores locais relatam que encontraram lesões de pele em focas de outro tipo.
As focas mortas estão a ser analisadas em diversos laboratórios, para determinar a causa da doença, enquanto as encontradas doentes e vivas são deixadas na praia, para uma possível recuperação. A sua localização remota e outras dificuldades logísticas não permitem o tratamento veterinário dos animais doentes na praia.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: