domingo, 16 de outubro de 2011

O famoso cometa Elenin aproxima-se mais da Terra hoje

Diagrama da órbita do cometa Elenin, na sua maior aproximação à Terra. As órbitas na imagem são codificados por cores. Os planetas são linhas brancas, e o cometa é uma linha azul. A linha branca brilhante indica a parte da órbita que está acima do plano da eclíptica, e a parte mais escura está abaixo do plano da eclíptica. O mesmo acontece para a órbita do cometa, a linha azul claro indica a parte acima do plano da eclíptica, e azul escuro na parte abaixo do plano da eclíptica - Crédito: NASA Jet Propulsion Laboratory

Hoje é o dia (16 de Outubro) em que o tão falado cometa Elenin, ou o que resta dele, faz a sua maior aproximação à Terra.
Os rumores espalhados pela internet mostravam o cometa como uma grande ameaça para a Terra, o que nunca foi. Era um cometa demasiado pequeno para influenciar o nosso planeta, a não ser que houvésse um impacto. Mas, em Agosto o planeta começou a desfazer-se depois de ser atingido por uma tempestade solar. Aparentemente a sua situação piorou com a passagem pelo Sol em 10 de Setembro.
Fotografias tiradas por astrónomos (podem ser vistas aqui) mostram uma diminuição de brillho e actualmente têm dificuldade em encontrá-lo, o que pode significar que, agora, ele não passa de um conjunto de detritos movendo-se no espaço, em vez de um cometa.
Elenin foi descoberto pelo astrónomo amador russo Leonid Elenin, em Dezembro de 2010. De acordo com os cientistas, o seu núcleo inicial devia ter, provavelmente, entre 3 a 5 Km de diâmetro. O que sobrou da sua destruição passa a cerca de 35.400 mil quilómetros da Terra, dirigindo-se para fora do Sistema Solar. Se não desaparecer totalmente, só regressará daqui a 12 mil anos.
Entretanto, um dia depois de Elenin, na manhã de segunda-feira (17), o pequeno asteróide 2009 TM8 também se aproxima do nosso planeta e, tal como o cometa, não representa qualquer perigo para a vida na Terra.
O asteróide 2009 TM8 tem cerca de 6,4 metros de largura e com o tamanho de um autocarro não muito grande. O ponto mais próximo da sua passagem será a 212 mil milhas da Terra, dentro da órbita da Lua.
Mais informações sobre as órbitas de asteróides/cometas na webpage de NASA Jet Propulsion Laboratory
Fonte: Space.com

Sem comentários: