terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mais um navio carregado de prata encontrado no fundo do Atlântico Norte


A empresa americana Odyssey Marine voltou a encontrar um tesouro escondido num navio naufragado em 1917, O SS Mantola, navio britânico, afundado pelo submarino alemão U-81, durante a Primeira Guerra Mundial.
O navio encontra-se a 1,6 mil metros de profundidade, no Atlântico Norte e, segundo os documentos da época, ele levava um carregamento de prata no valor de 18 milhões de dólares (13,2 milhões de euros).
Em Setembro, a mesma empresa já tinha encontrado os restos do navio britânico SS Gairsoppa, também afundado pelos alemães perto da Irlanda, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. O navio tem um carregamento de cerca de 240 toneladas de prata, tesouro avaliado em 170 milhões de euros, e que se encontra a cerca de 4.000 metros de profundidade.
A empresa Odyssey Marine(OME) foi contratada para trabalhar nos projectos relativos a estes dois navios britânicos pela Secretaria de Estado dos Transportes do Reino Unido. O acordo firmado com a empresa norte-americana, por concurso público, estipula que 80% do valor da carga recuperada pertence à OME.
Fonte: ÚltimoSegundo / Público.pt

Sem comentários: