sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chuva de meteoros Oriónidas na madrugada deste sábado

A Terra está a passar, mais uma vez, pelos detritos deixados pelo cometa Halley provocando a conhecida "chuva de estrelas" resultante dos impactos das poeiras na atmosfera terrestre.

Chuva de meteoros Oriónidas, na madrugada de sábado, 22 de Outubro de 2011

É a chuva anual de meteoros Oriónidas, que acontece todos os anos em Outubro. O seu nome indica que os meteoros incandescentes parecem vir de um ponto (chamado radiante) na constelação de Orion.
Esta noite as Oriónidas atingim o seu pico, depois da meia-noite ou quando a constelação Orion estiver bem acima do horizonte, a este/sudeste no céu nocturno. Estima-se que possam ver-se 15-20 meteoros por hora antes do amanhecer.
No entanto, este ano talvez as Oriónidas sejam mais interessantes, irão atingir também a Lua e Marte. Estes dois planetas estarão na constelação de Leão, no momento mais activo da chuva.
Com um telescópio pode observar-se o brilho que resulta dos impactos na superfície lunar. Como a Lua não tem atmosfera, os meteoros impactam directamente na superfície do nosso satélite, provocando o aquecimento térmico das rochas lunares, que brilham durante breves instantes. É um espectáculo, sobretudo se os impactos são na face não iluminada.
Fonte: NASA Science

Sem comentários: