terça-feira, 11 de outubro de 2011

Webcam monitoriza as alterações climáticas no Monte Evereste

As condições climáticas no Monte Evereste são monitorizadas, em tempo real, por uma webcam mais alta do planeta, a 5675 metros de altitude - Fonte: wikipédia

Foi instalada uma webcam nos Himalaias, a mais de 5600 metros de altitude, para ajudar os cientistas a estudar os efeitos das alterações climáticas na montanha mais alta do planeta.
A câmara foi instalada a 5675 metros de altitude, na montanha Kala Patthar, de frente para o Evereste. Funciona com energia solar e suporta temperaturas até 30°C negativos. Transmite imagens quase em tempo real do Monte Evereste, que actualiza a cada cinco minutos, o que permite aos climatólogos acompanhar o movimento das nuvens em volta do pico da montanha.
A câmara começou a funcionar em Setembro e usa uma ligação wireless para transmitir as imagens para o laboratório do Ev-K2-CNR - organização italiana que estuda as montanhas e que instalou a câmara - situado a 5050 metros de altitude. As imagens são, então, analisadas por cientistas em Itália, que esperam aprender mais sobre as alterações climáticas e o aquecimento global.
Através da Internet, qualquer pessoa pode acompanhar o que se passa na montanha no site da webcam do Everest.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: