quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Astrónomos aguardam passagem de asteroide gigante, em 8 de Novembro

Diagrama da órbita actual do asteróide 2005 YU55, que se aproxima da Terra, em 8 de Novembro de 2011. As órbitas representadas são codificados por cores. Para os planetas são linhas brancas, e para o asteróide é uma linha azul. A linha branca brilhante indica a parte da órbita que está acima do plano da eclíptica, e a cor cinza a parte que está abaixo do plano da eclíptica. A linha azul claro indica a parte da órbita do asteróide acima do plano da eclíptica, e azul escuro a parte abaixo do plano da eclíptica - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O asteróide gigante 2005 YU55 passará perto da Terra no próximo dia 8 de Novembro. A rocha espacial, com cerca de 400 metros de largura e do tamanho de um porta-aviões, na sua trajectória dentro do Sistema Solar, fará uma aproximação máxima ao nosso planeta que não será mais perto que 324.600 km, um pouco inferior à distância Terra-Lua.
Para os cientistas, não há perigo de impacto do asteróide na superfície terrestre. Além disso, a sua influência gravitacional não terá qualquer efeito detectável na Terra, incluindo as marés ou as placas tectónicas. A vinda de 2005 YU55 é um bom momento para conhecer melhor esse tipo de rochas espaciais.
O asteróide 2005 YU55 foi descoberto, em Dezembro de 2005, pelo programa Spacewatch, na Universidade do Arizona, em Tucson. Devido ao seu tamanho e características da órbita, os astrónomos consideraram-no potencialmente perigoso.
A órbita que segue 2005 YU55 coloca-o regularmente na vizinhança da Terra (e Vénus e Marte). O encontro com a Terra em 2011 é o mais próximo que ele teve, pelo menos nos últimos 200 anos. Este asteróide não representa nenhuma ameaça de uma colisão com o planeta, no mínimo, nos próximos 100 anos.

Observações de radar do asteróide, feitas em 2010, mostram que tem uma forma aproximadamente esférica e gira lentamente, com um período de rotação de cerca de 18 horas. A sua superfície é mais escura que carvão, quando observada em comprimentos de onda ópticos - Crédito: NASA/Cornell/Arecibo

Os astrónomos vão aproveitar a proximidade da grande rocha espacial para poder estudá-la melhor, usando ondas de rádio e telescópios terrestres ópticos e infravermelhos. Deste modo, esperam descobrir, o mais possível, as características da sua superfície, forma, dimensões e outras propriedades físicas, assim como obter imagens do asteróide.
Sabe-se que 2005YU55 é um asteróide de tipo C, constituído por materiais primitivos dos quais se formou o Sistema Solar. Para os cientistas, esta passagem é uma excelente oportunidade para aumentar o conhecimento dessa fase primitiva da nossa existência.
Fonte: NASA

Sem comentários: