sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estudos independentes confirmam que a Terra está, realmente, mais quente

O planeta Terra ou o planeta Água está mesmo mais quente - Fonte: wikipédia

Dez cientistas da Universidade da Califórnia, que formam o chamado Grupo de Berkeley, em quatro estudos científicos independentes, divulgados ontem à noite, concluiram que a temperatura da Terra aumentou, em média, 1ºC desde a década de 1950.
O principal objectivo da investigação, que durou dois anos, era perceber se há, ou não, um aquecimento global, tentando responder às dúvidas levantadas pelos cépticos em relação, nomeadamente, à má qualidade das estações de medição e a pouca transparência nos dados e nos métodos usados.
O debate sobre as alterações climáticas foi alimentado por dúvidas e críticas surgidas especialmente, em Novembro de 2009, quando foram publicados mil emails trocados nos últimos 13 anos pelos cientistas da Universidade inglesa de East Anglia, sem que estes tivessem conhecimento. Os críticos disseram que os emails eram a prova de que os investigadores tinham manipulado dados estatísticos para provar a existência das alterações climáticas.
Os cientistas do Grupo de Berkeley usaram novos métodos estatísticos para analisar mais de mil milhões de dados recolhidos em 40 mil estações de medição meteorológicas, espalhadas pelo planeta. Para sua surpresa, os resultados obtidos estavam em linha com os valores publicados por outras equipas nos Estados Unidos e Reino Unido, e que foram muito criticados, como os trabalhos do britânico Hadley Center, e das agências norte-americanas NASA (agência espacial norte-americana) e NOAA (agência norte-americana oceanográfica e atmosférica).
A investigação também concluiu que um terço das estações de medição de temperatura registou um arrefecimento nos últimos 70 anos. “Mas dois terços registaram um aquecimento”. Além disso, as estações de medição consideradas “más” mostraram o mesmo padrão de aquecimento do que as consideradas “boas”.
Segundo os cientistas, os estudos reduzem as incertezas sobre as medições e dão confiança para acreditar que os relatórios anteriores estão certos e, assim, o aquecimento global é uma realidade.
Os resultados da investigação foram divulgados online no Site do grupo Berkeley Earth Surface Temperature para que possam ser examinados pelos cidadãos (em inglês).
Mais informações em Público.pt

Sem comentários: