sábado, 14 de maio de 2011

Seca na Europa Ocidental observada por satélite

A Primavera extremamente seca que se verifica na Europa Ocidental, também é observada a partir do espaço, através do satélite do observação terrestre da Agência Espacial Europeia, SMOS. Os dados relativos ao mês de Abril, foram apresentados esta sexta-feira (13) em forma de mapas que mostram a diferença de humidade do solo, em comparação com o ano anterior.

Comparação da humidade do solo 2010 e 2011. Os amarelos mostram as superfícies secas. As cores azuis e verdes representam zonas mais húmidas - Crédito: ESA / CESBIO

A seca está a causar problemas na agricultura, pois não há ou há pouca água no solo para as plantas, e dificulta a gestão dos recursos hídricos. Além disso, a vegetação seca em terra também seca aumenta o risco de incêndios florestais.
A missão SMOS da ESA mede a humidade do solo e a salinidade do oceano. Orbita a Terra há cerca de 18 meses, fazendo observações globais da humidade nas camadas superiores do solo e de sal nas águas superficiais dos oceanos. Estes dados são essenciais na previsão de temperatura, humidade ambiente e precipitação. A missão SMOS fornece uma imagem global da humidade do solo à superfície a cada três dias.

O satélite SMOS observa a humidade do solo e a salinidade do oceano, para uma melhor compreensão do ciclo da água na Terra - Crédito: ESA - P. Carril

Com base nestes dados, são feitas estimativas para a quantidade de água armazenada na zona da raiz, cerca de 1-2 metros de profundidade, a partir da qual as plantas podem extrair a água do solo e, eventualmente, também libertar para a atmosfera através das folhas pelo processo de transpiração. Estas informações são úteis para a agricultura e permitem melhorar as previsões meteorológicas.
Fonte: ESA

Sem comentários: