segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia Mundial da Tartaruga

O Dia Mundial da Tartaruga , 23 de maio, é promovido anualmente desde 2000 pela American Tortoise Rescue , com o objectivo de aumentar o conhecimento e o respeito pelas tartarugas e cágados , e sensibilizar as pessoas para a sua conservação.
Estes animais existem há cerca de 200 milhões de anos, mas estão a desaparecer como resultado da indústria de alimentos exóticos, destruição de habitat e o comércio como animais de estimação.

As tartarugas marinhas, incluindo Eretmochelys imbricata, são espécies ameaçadas, devido à sua longa longevidade, crescimento lento e maturação, e baixas taxas de reprodução - Fonte: wikipédia

É o caso da tartaruga-de-pente, Eretmochelys imbricata, uma espécie criticamente ameaçada de extinção, pela União Internacional para a Conservação da Natureza, devido a caça indiscriminada. A sua carapaça, medindo entre 80 e 90 cm de comprimento, está coberta por placas córneas que fornecem um material utilizado na confecção de diversos utensílios.
A tartaruga habita naturalmente os recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas. A espécie tem uma distribuição mundial, com subespécies do Atlântico e do Pacífico.
De acordo com a Convenção Sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, em muitis países, é ilegal a captura e o comércio de tartarugas-de-pente e produtos derivados delas.

Sem comentários: