quarta-feira, 11 de maio de 2011

Obama e Osama: gafes na imprensa

Vários repórteres de órgaos de comunicação confundem-se e, repetidamente, anunciam a morte do presidente dos EUA, Barack Obama...em vez de Osama Bin Laden. Linguista explica a confusão.


Em ÚltimoSegundo:

"Em 6 de maio, a Columbia Journalism Review (publicação bimestral da Universidade Columbia, de Nova York) e a revista The Atlantic explicaram por que essas sílabas fazem as pessoas se confundirem. De acordo com o linguista Michael Erard, o motivo é a forma como o cérebro guarda e acessa a informação.
"O falante antecipa o 'b' de Bin Laden e o move para substituir o 's' de Osama", disse ao The Atlantic. "É um erro de antecipação, no qual há uma cadeia de sons e a pessoa basicamente se adianta e seleciona um som antes do que deveria e o insere na fala", afirmou. Segundo o linguista, se o nome fosse Osama Tin Laden, haveria menos confusões entre Obama/ Osama.
Também de acordo com Erard, há mais probabilidade de esse erro ser cometido porque o nome "Osama Bin Laden” está guardado em nosso cérebro como um bloco único, em vez de um nome composto por três itens distintos, o que facilitaria pular para o 'b' de Bin Laden sem prestar atenção à primeira palavra do bloco (Osama)."
Artigo completo em ÚltimoSegundo

Sem comentários: