quinta-feira, 19 de maio de 2011

Agência Espacial Europeia usa satélites para monitorar os mosquitos transmissores de doenças nos seres humanos

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a usar satélites para monitorar os mosquitos transmissores de doenças nos seres humanos.
São recolhidas informações sobre o habitat e a distribuição de mosquitos como o Aedes aegypti, da dengue, através de satélites, sistemas de navegação e comunicações móveis para as agências de saúde pública e controladores regionais de mosquitos.

Mosquito da Dengue (Aedes aegypti) - Fonte: wikipédia

O projecto Vecmap está a testar o mapeamento preciso de mosquitos na Europa, em especial, os mosquitos portadores de doenças (mosquitos vetores). Os testes começaram em 2009 nos Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, França, Suíça e Itália.
Segundo Michiel Kruijff, director técnico da ESA, "Doenças como a Dengue ou a febre do Nilo Ocidental, que são transportadas por mosquitos vetores, constituem uma preocupação crescente de saúde pública em muitos países europeus, mas muito pouco se sabe sobre a distribuição de qualquer das doenças ou os vetores que as transmitem aos humanos".
O Vecmap combina informações de trabalho de campo e de satélites de observação da Terra que registam o tipo de vegetação, temperatura da terra, humidade e áreas de concentração de água.
Com esses dados, a ESA consegue desenhar mapas mais precisos da incidência dos mosquitos por região.
Fonte: ESA

Sem comentários: