sábado, 7 de maio de 2011

Pesquisadores descobrem que os insectos Membracidae têm um par de asas extra

Os Membracidae constituem uma família de insectos, relacionados com as cigarras, conhecidos pelas suas formas, texturas e cores originais. A diversidade de espécies deve-se, sobretudo, a uma estrutura invulgar, uma espécie de 'capacete' que ornamenta grande parte do seu corpo, aparentemente uma ajuda na camuflagem.

Umbonia crassicornis, da família dos Membracidae - Fonte: wikipédia

Uma equipa do Instituto de Biologia do Desenvolvimento de Marseille-Luminy (CNRS/Université Aix-Marseille 2), comprovou que o 'capacete exuberante' dos Membracidae, na realidade é um terceiro par de asas profundamente modificadas. Esta descoberta é o primeiro exemplo, em 250 milhões de anos de evolução nos insectos, de uma mudança no seu corpo pela adição de uma inovação evolucionária, o mais normal é haver transformações ou perdas.

Ceresa taurina, da família dos Membracidae - Fonte: wikipédia

Este 'capacete' dos Membracidae é um apêndice dorsal ligado a cada lado do tórax por uma articulação, com os músculos e uma membrana flexível que permite que ele se mova. Estas observações anatómicas foram confirmados pela equipa de investigadores a nível genético: os mesmos genes estão envolvidos no desenvolvimento do 'capacete' e das asas. Deste modo, os Membracidae podem ser insectos com três pares de asas, um dos quais é fortemente modificado e irreconhecível.
A estrutura, que é um par de asas, surgiu há cerca de 40 milhões de anos e conseguiu libertar-se das suas funções de vôo, contribuindo para a extraordinária e original diversidade desta famíla de insectos.
A descoberta foi publicada na revista Nature, em 5 de maio de 2011.
Fonte: ScienceDaily

Sem comentários: