terça-feira, 10 de maio de 2011

Caça ao jaguar (onça-pintada) organizada por defensora do ambiente no Pantanal, Brasil



Vídeo (em inglês) que mostra um safári numa fazenda do Pantanal, em Mato Grosso, para caça ao jaguar ou onça pintada, como é conhecida na região, uma espécie já bastante ameaçada. Um grupo de caçadores, vestidos a rigor para a ocasião, entre eles a dona da fazenda, atira e mata uma onça escondida no topo de uma árvore.
Estes safaris ilegais são organizados com turistas brasileiros e estrangeiros, com o propósito de caçar onças ou outros animais, gerando rendimentos que se podem considerar elevados.
Numa recente acção (5 de Maio) desencadeada, a Polícia Federal brasileira descobriu que os caçadores se reuniam na fazenda Santa Sofia, a do vídeo, localizada em Aquidauana, de onde partiam os safáris.

Onça-pintada (Panthera onca) corre risco de extinção - Fonte: wikipédia

O lugar surpreendeu, pois a dona da fazenda (que aparece no vídeo) está ligada ao sector de protecção ambiental do Estado e presidiu à Sociedade para a Defesa do Pantanal, uma organização não governamental de defesa do meio ambiente. Além disso, ela conseguiu que a fazenda fosse reconhecida como uma Reserva Particular do Património Natural (RPPN). Nesta categoria, ela é obrigada a conservar a diversidade biológica da área e também está isenta de pagar alguns tributos.
É esta "senhora" que no vídeo, depois da onça morta, comenta “é uma fêmea muito linda, mas estava matando o meu gado”.
O que teria acontecido, se esta "dona de fazenda" e possível organizadora de safáris ilegais, não estivésse ligada à protecção ambiental?
Fonte: Mais informações em  ÚltimoSegundo

Sem comentários: