sábado, 7 de maio de 2011

Ilhas-barreira protegem ecossistemas costeiros

Usando fotografias por satélite, cientistas descobriram que existem, em todo o mundo, quase 21 mil quilómetros de litoral ocupados por mais de 2.100 ilhas-barreira. Houve um aumento de cerca de 30% (em extensão e em número), relativamente a estudos anteriores feitos sem a ajuda de satélites.
As ilhas-barreira são faixas estreitas de terra arenosa, dispostas paralelamente à costa e que protegem praias e ecossistemas costeiros das ondas oceânicas.
O estudo aparece online em The Journal of Coastal Research.

Ilha de Tavira, uma das ilhas-barreira que protege o sapal da Ria Formosa, no Algarve (reprodução)

Em Portugal, a Ria Formosa é um sapal situado no Algarve, no extremo sul de Portugal, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares. É uma área com o estatuto de Parque Natural, protegida do Oceano Atlântico a sul por um cordão dunar quase paralelo à orla continental, formado por duas penínsulas e um conjunto de cinco ilhas-barreira arenosas, que servem de protecção à vasta área de sapal, canais e ilhotas.

O sapal da Ria Formosa é o habitat de aves aquáticas (reprodução)

O sapal é um ecossistema de grande importância ecológica, com uma enorme variedade faunística e florística, principalmente como habitat de aves aquáticas migratórias ou não.

Sem comentários: