sábado, 7 de maio de 2011

Mars Express detecta fracturas profundas em Marte

Imagens da Mars Express, divulgadas pela ESA, mostram Nili Fossae, um sistema de fracturas profundas à volta da bacia gigante de impacto Isidis. Algumas destas fendas de Marte vão até 500 metros de profundidade e provavelmente formaram-se ao mesmo tempo que a bacia.

Nili Fossae é um sistema de "graben" em Marte, localizado a 22 ° N / 77 ° E e abrange uma área com cerca de 10 300 quilómetros quadrados.A imagem foi tirada em 8 de Fevereiro de 2008, usando o High-Resolution Stereo Camera em Mars Express - Crédito: ESA DLR / FU Berlin / (G. Neukum)

Nili Fossae é um sistema de "graben" em Marte, a nordeste da província vulcânica de Syrtis Major, na extremidade noroeste da bacia gigante de impacto Isidis. Graben refere-se ao terreno afundado entre duas falhas paralelas ou fracturas nas rochas e que se desmorona por acção de forças tectônicas. O sistema de Nili Fossae contém numerosos "graben" orientados concentricamente em torno das bordas da bacia.

Nili Fossae, sistema de "graben" em Marte, visto em perspectiva - Crédito: ESA DLR / FU Berlin / (G. Neukum)

Acredita-se que a inundação da bacia com lava basáltica, após o impacto que a criou, provocou o afundamento do seu piso, aumentando o stress na crosta do planeta, que se fracturou como consequência.
O material da parte superior da primeira imagem (ou parte inferior da segunda) é mais escuro, provavelmente formado por rocha basáltica ou cinzas vulcânicas provenientes da região de Syrtis Major. Estas coberturas de lava formam-se quando grandes quantidades de magma basáltico de baixa viscosidade escorrem longas distâncias antes de arrefecer e solidificar. Na Terra, acontece o mesmo fenómeno em Deccan Traps na Índia.
A área de Nili Fossae despertou o interesse dos cientistas porque observações feitas com telescópios na Terra, em 2009, mostraram um significativo reforço de metano na atmosfera de Marte nessa zona, sugerindo que o metano pode ser produzido lá. Não se conhece a sua origem, mas pode ser geológica ou mesmo biológica.
Deste modo, tornou-se prioritário compreender a origem do metano em Marte. Em 2016, a ESA e a NASA planejam lançar o ExoMars Trace Gas Orbiter para investigar mais, nomeadamente Nili Fossae.
Fonte: ESA

Sem comentários: