sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vulnerabilidade dos países face às Alterações Climáticas

Segundo o relatório 'Climate Vulnerability Monitor 2010: The State of the Climate Crisis', apresentado esta sexta-feira em Londres e Cancúm e que analiza a situação de 184 países em todo o mundo relativamente às Alterações Climáticas, dentro de 20 anos haverá um milhão de mortes por ano como resultado dos efeitos do aquecimento global, se não se tomam medidas urgentes. Haverá mais doenças e pragas, mais fome no mundo devida a problemas graves na agricultura, furacões, chuvas torrenciais e secas.

glaciar Furtwängler está a desaparecer do cume do Kilimanjaro - Fonte: wikipédia

Este estudo incidiu em detectar as vulnerabilidades dos países analisados (184), en quatro áreas principais: saúde, desastres climatológicos, perda de habitat e perdas adicionais no sector primário e nos principais recursos naturais.

A maior parte dos países (170) apresenta um alto nível de vulnerabilidade perante os efeitos das alterações do clima. Portugal apresenta um nível considerado moderado. No entanto, os mais vulneráveis são os países e sectores mais pobres do planeta, sem recursos para enfrentar os problemas, serão as principais vítimas do aquecimento global.
Actualmente morrem cerca de 300 mil pessoas por ano por causa das Alterações Climáticas, sendo a grande maioria (99%) dos países em desenvolvimento, mas se não se actuar imediatamente, em 2030 espera-se que morram mais de um milhão, entre os quais muitas crianças da África Negra e do sul da Ásia, os mais prejudicados. Actualmente constituem 80% dos 300 mil mortes anuais.
O relatório também aponta um conjunto de medidas para diminuir os efeitos da mudança climática, como programas de tratamento de água e combate contra insectos. Refere, ainda, que mais de 50 países necessitam ajuda urgente devido à sua grande vulnerabilidade face às condições do clima e, sobretudo, que é absolutamente necessário reduzir as emissões de gases poluidores nos próximos 5 anos, pois corremos o risco de atingir uma situação irreversível.
Este estudo é uma iniciativa da DARA (Development Assistance Research Associates), em colaboração com o Governo das Ihas Maldivas, um dos principais afectados e fundador do Forum sobre Vulnerabilidade Climática (FVC).
Fonte: El Mundo.es
Documentos sobre 'Climate Vulnerability Monitor 2010: The State of the Climate Crisis'

Sem comentários: