sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Galáxias para todos os gostos em infravermelho

Galáxias fotografadas em infravermelho pelo WISW - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA

Imagem com quatro das muitas galáxias fotografadas pelo Wide-Field Infrared Survey Explorer(WISE), durante o seu primeiro ano ao serviço da NASA. Foi lançado para o espaço a bordo de um foguete Delta II, em 14 de Dezembro de 2009.
No canto superior esquerdo está NGC 300, uma galáxia em espiral típica. Esta imagem em infravermelho mostra que as áreas de gás e poeira estão mais concentradas nas regiões de formação de estrelas, nos braços espirais. Não existe uma quantidade significativa de gás e poeira no núcleo central deste tipo de galáxia em espiral, por isso parece relativamente fraca. Tem cerca de 39 mil anos-luz de diâmetro e apenas 40% do tamanho da nossa galáxia Via Láctea.

Galáxia do Sombrero, imagem Hubble em luz visível - Fonte: wikipédia

Em cima e à direita, M104 (Messier 104), também conhecida como a galáxia do Sombrero. É uma galáxia em espiral, onde o disco em espiral de estrelas em formação é visto quase de lado. À luz visível, apresenta uma faixa de poeira escura estendida por toda a galáxia, bloqueando o brilho de algumas estrelas, e tornando-a parecida a um sombrero. Esta faixa de poeira circunda a galáxia inteira e brilha intensamente no infravermelho, é visto aqui como o círculo luminoso em torno de um núcleo galáctico denso.
No centro da parte inferior do painel da esquerda é a galáxia M60, uma enorme galáxia elíptica 20% maior do que a Via Láctea, e está situada no aglomerado de galáxias de Virgem.
Ao lado do núcleo azul de M60 está a galáxia em espiral NGC 4647, menos brilhante que M60 à luz visível, embora em infravermelho seja o contrário. Recentemente surgiram evidências que sugerem a existência de um buraco negro no centro de M60, com uma massa de cerca de 4,5 bilhões de vezes a do Sol, tornando-o um dos maiores buracos negros conhecidos. No mesmo painel, no canto superior esquerdo, aparecem mais duas galáxias, NGC 4638 (a mais brilhante) e NGC 4637. Além disso, WISE fotografou dois asteróides diferentes atravessando o seu campo de visão e estão representados por linhas pontilhadas a verde, saindo para fora de M60 às duas horas e às oito horas.

Galáxia Whirlpool, imagem Hubble em luz visível

No fundo da imagem, à direita, é a galáxia M51 ou NGC 5194, também conhecida por galáxia Whirlpool, uma grande galáxia em espiral. Está em interacção com a sua companheira menor - NGC 5195, uma galáxia anã, que é vista aqui como um ponto brilhante perto da ponta do braço em espiral estendido para cima, e à direita da galáxia maior.
Os braços em espiral muito brilhantes da Whirpool mostram áreas de poeira e gás comprimido.
Nas imagens destas galáxias, azul e turquesa representam principalmente luz das estrelas. Verde e vermelho representam sobretudo a luz emitida pela poeira quente.
Fonte: NASA/WISE

Sem comentários: