quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

É possível salvar os ursos polares reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa

O urso polar, Ursus maritimus, vive no Árctico e depende das plataformas de gelo, que se formam sobre o mar, para se alimentar e descansar. A diminuição dessas capas de gelo, devido ao aquecimento global, constitui uma grave ameaça para a espécie. As previsões indicam uma redução de dois terços da população destes animais característicos do Árctico, cerca de 7000 em meados do século, de acordo com um estudo dos serviços geológicos dos Estados Unidos, em 2007.

Agora ainda têm abrigo - Fonte: wikipédia

No entanto um novo estudo publicado na revista Nature afirma que ainda é possível salvar os ursos polares se as emissões dos gases de efeito de estufa forem muito reduzidas nos próximos anos, nomeadamente a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito de estufa.
Steven Amstrup, um investigador reformado da US Geological Survey, e membro da organização Polar Bears International, no Montana, e a sua equipa utilizaram modelos matemáticos que exigem uma redução drástica e rápida das emissões, de forma a que a quantidade de CO2 na atmosfera estabilize em 450 partes por milhão até ao final do século. Actualmente, os níveis são de 388 partes por milhão e espera-se que o CO2 atinja — ou supere — a concentração de 700 partes por milhão na atmosfera até ao fim do século XXI.
Os investigadores demostram, através de argumentos científicos, que a redução de gases com efeito de estufa deve ajudar a preservar o habitat do urso polar do Ártico e os ecossistemas em geral.
De acordo com Amstrup, " Conservar os ursos polares parece ser, em grande parte, uma questão de minimizar o aumento da temperatura". Se também forem controladas outras ameaças à espécie, como a caça e as perturbações resultantes da extracção do petróleo e do gás no Árctico, as populações do urso polar são susceptíveis de aumentar no norte do Canadá e Gronelândia.
Fontes: Público.pt / Nature / Science

Sem comentários: