domingo, 19 de dezembro de 2010

Eclipse total da Lua no solstício de inverno

Nas primeiras horas da manhã de 21 de Dezembro vai ocorrer um eclipse total da Lua. Durante um eclipse total, o disco lunar pode tomar uma aparência colorida de laranja para vermelho cor de sangue e, mais raramente, da castanho escuro para cinzento muito escuro.


Lua em eclipse total (2003) - Fonte: wikipédia

O evento será visível, na totalidade, a partir da América do Norte, Groenlândia e Islândia. Os observadores da Europa Ocidental, incluindo Portugal, vão ver as fases iniciais do eclipse da lua antes dela desaparecer no horizonte (moonset), por volta das 6.30 horas, enquanto que na Ásia ocidental irão ver as fases finais, depois da Lua nascer (moonrise). O eclipse dura cerca de 72 minutos (veja aqui o calendário global para este eclipse).

Crédito: NASA

O eclipse total da Lua surge quando ela, em fase de Lua Cheia, atravessa totalmente o cone de sombra da Terra, quando esta bloqueia totalmente a luz solar que não ilumina a Lua.

Crédito: NASA

Se apenas uma parte da Lua atravessa o cone de sombra da Terra, há um eclipse parcial. Também é possível ter um eclipse quando a Lua atravessa apenas a penumbra da Terra. Neste caso a aparência do nosso satélite é diferente.
Se preferir ver o eclipse através da Internet, a NASA oferece-lhe uma oportunidade, transmitindo o eclipse ao vivo online, em 20 de Dezembro, nesta página. A câmara está montada na NASA Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama.
Fonte NASA

Sem comentários: