sábado, 11 de dezembro de 2010

As borboletas estão a desaparecer da Europa

De adordo com um novo estudo da Butterfly Conservation Europe realizado em 15 países, as borboletas normalmente encontradas nos prados, estão em declínio em toda a Europa, apontando para uma enorme perda de biodiversidade na Europa. As populações de 17 espécies de borboletas caíram mais de 70% nos últimos 20 anos, tal como aconteceu com a borboleta azul de Adonis (Lysandra bellargus) e a Lulworth skipper (Thymelicus acteon), consequência do quase desaparecimento do seu habitat preferencial, os prados floridos do continente europeu.

Borboleta azul de Adonis (Lysandra bellargus) - Fonte: wikipédia

As borboletas são indicadores ambientais sensíveis e que alertam para os problemas subjacentes com o meio ambiente. Os prados são um habitat vital para a vida selvagem europeia e o apoio de uma grande variedade de plantas e insectos. Se o  números de borboletas está diminuindo, inevitavelmente, outros animais também estão em declínio. Esta perda de biodiversidade tem a ver com a mudança rápida das práticas agrícolas em diversos campos semi-naturais da Europa.

Euphydryas aurinia, borboleta ameaçada dos prados húmidos e calcários - Fonte: wikipédia

Durante séculos de ocupação humana, o cultivo de feno e pasto para o gado mantinha os campos europeus floridos. A substituição da agricultura tradicional por outras actividades mais rentáveis levou ao abandono dos campos ou ao desgate dos solos devido à agricultura intensiva, especialmente na Europa Oriental e regiões montanhosas".
São necessárias medidas urgentes a nível europeu para deter o seu declínio e restaurar uma paisagem rica em borboletas, mariposas e outros animais selvagens.

ARKive image - Lulworth skipper feeding
Borboleta Lulworth skipper (Thymelicus acteon)
Para Martin Warren, diretor executivo da Butterfly Conservation (Reino Unido), "Os resultados mostram a perda dramática e contínua de biodiversidade em campos europeus. Precisamos urgentemente de uma mudança na política agrícola que favoreça a agricultura de alto valor natural em vez de sobre-intensificação, como actualmente. Os resultados seriam melhores para o ambiente e para as comunidades rurais que estão lutando para sobreviver no actual sistema de apoio que favoreçe mais os produtores intensivos".
Mais ínformações em Estadão.com.br e Butterfly Conservation Europe

Sem comentários: