quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Nebulosa Lambda Centauri

Imagem obtida pelo Wide-Infrared Survey Explorer (WISE), em infravermelho, de uma nuvem de formação de estrelas na nossa galáxia, a Nebulosa Lambda Centauri, também conhecida por Nebulosa Running Chicken (Frango corredor, tradução livre).

Nebulosa Running Chicken  - Crédito: NASA/JPL-Caltech/WISE Team

A nebulosa, catalogada como IC 2944, encontra-se a cerca de 5.800 anos-luz da Terra e contém um aglomerado de estrelas nascidas a partir da nuvem, há quase 8 milhões de anos atrás.

O pó vermelho brilhante é o material mais frio visto nesta imagem e é composto de grãos de pó metálico. Os componentes verdes são grãos de poeira quente compostos por materiais semelhantes ao smog. A estrutura verde grande em forma de anel, perto do centro da imagem, tem cerca de 77 anos-luz de diâmetro e é formada pelos ventos combinados das estrelas nos aglomerados trazendo de volta o material de que nasceram.
A nebulosa recebeu o seu nome vulgar pela semelhança a um frango a correr, em algumas imagens em luz visível. IC 2944 também se chama Lambda Centauri porque parece cercar a brilhante estrela Lambda Centauri. Na realidade, a estrela Lambda Centauri está muito mais perto da Terra que IC 2944 e não tem nada a ver com a nebulosa.
Fonte: NASA

Sem comentários: