quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cada vez menos expectativas na Cimeira de Cancúm

Japão lançou a confusão na Cimeira de Cancún ao recusar, nesta quarta-feira, prolongar o acordo de Quioto para além de 2012, o que deixou muito preocupados os países em desenvolvimento e ambientalistas (veja este vídeo).
É um dos quase 40 países industrializados que estão reduzindo as suas emissões de gases de efeito de estufa, de acordo com o Protocolo de Quioto, No entanto, recusa-se a continuar enquanto países dos mais poluidores, como os Estados Unidos e China, o não façam também. Os responsáveis japoneses reclamam um acordo mais global, porque os países incluidos neste protocolo são responsáveis, apenas, por 27%  das emissões de gases que provocam o aquecimento global.

 Fonte: wikipédia
O protocolo de Quioto foi adoptado no Japão em 1997 pelos principais países emissores, que se comprometeram a cortar as emissões, em média, 5% em números de 1990 até 2012. No entanto, os Estados Unidos recusaram-se a assinar o acordo e, por sua vez, também pretendem um compromisso de redução de emissões, por parte das economias emergentes da China e Índia.
A declaração do Japão provocou alarme no G77 que conta com o Protocolo de Quioto como o único acordo mundial sobre as alterações climáticas. G77 e China formam o principal bloco de países em desenvolvimento que participam na cimeira de Cancún.
Para a agência Care International "Este é um começo muito ruim para as negociações. O perigo é que outros países podem querer seguir o exemplo do Japão e fugir de compromissos vinculativos de redução das emissões"
Fontes: Público.pt /  The Guardian / El Mundo.es

Sem comentários: