quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Enxame Globular Messier 107

A imagem mostra o Enxame globular Messier 107, também conhecido como NGC 6171, observado pelo telescópio do Observatório de La Silla do ESO, no Chile.

Enxame globular Messier 107, constituído por estrelas antigas

M 107 é um dos cerca de 150 enxames globulares, constituídos por uma maioria de estrelas antigas que orbitam a nossa Galáxia, a Via Láctea, localizado a 21 000 anos-luz de distância, na constelação de Ophiuchus. É constituído por milhares de estrelas densamente concentradas num espaço cerca de vinte vezes a distância entre o Sol e a sua estrela mais próxima, a Alpha Centauri. Um grande número destas estrelas evoluíram já para a fase de gigante vermelha, um dos últimos estádios da vida das estrelas, apresentando uma cor rosada na imagem.
"Os enxames globulares encontram-se entre os objectos mais antigos do Universo. E como as estrelas no seu interior se formaram a partir da mesma nuvem de matéria interstelar e aproximadamente ao mesmo tempo - tipicamente há cerca de 10 mil milhões de anos - são todas estrelas de pequena massa, uma vez que estrelas leves queimam o seu combustível de hidrogénio muito mais lentamente do que as estrelas de grande massa. Os enxames globulares formaram-se durante as fases iniciais de formação das suas galáxias hospedeiras e por isso o estudo destes objectos fornece-nos informação importante sobre a evolução das galáxias e das estrelas que as compõem".
Fonte: ESO

Sem comentários: