quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cientistas analisam a primeira atmosfera de Super-Terra

Pela primeira vez, uma equipa internacional de astrónomos, utilizando o Very Large Telescope do ESO, analisou a atmosfera de um exoplaneta do tipo super-Terra, GJ 1214b mostrado na imagem (reprodução artística), à medida que passava em frente da sua estrela hospedeira.

Cientistas analisaram a atmosfera do super-Terra GJ 1214b - Crédito: ESO/L. Calçada

De acordo com os cientistas, a atmosfera é composta essencialmente por água, ou sob a forma de vapor ou dominada por nuvens espessas ou névoas. Os resultados sairão na revista Nature, no número de 2 de Dezembro de 2010.
O planeta GJ 1214b foi descoberto em 2009 e tem um raio cerca de 2,6 vezes maior do que o da Terra, possuindo cerca de 6,5 vezes mais massa, o que o coloca claramente na classe dos exoplanetas conhecidos como super-Terras. Demora 38 horas a executar uma volta ao redor da sua pequena estrela vermelha hospedeira, localizada a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Ofiúco (ou Serpentário), orbitando a uma distância de apenas dois milhões de quilómetros: cerca de setenta vezes mais perto do que a órbita da Terra em torno do Sol.
Fonte: ESO

Sem comentários: