quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Expedição à volta do mundo para estudar os efeitos das alterações climáticas nos oceanos

Sai hoje do porto de Cádis a expedição à volta do mundo Malaspina 2010, um projecto dirigido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), de Espanha, e que integra mais de 250 cientistas e 19  instituições espanholas. São cerca de 400 investigadores, incluindo estudantes e especialistas de 16 instituições estrangeiras, entre elas a NASA, a Agência Estatal Europeia e as universidades de Califórnia, Rio de Janeiro, Washington e Viena.

O navio oceanográfico espanhol “Hespérides” da Expedição Malaspina 2010
Fonte: wikipédia

O projecto vai desenvolver-se a bordo dos navios de investigação oceanográfica Sarmiento de Gamboa e Hespérides, embora apenas o segundo completará a viagem durante cerca de sete meses. Os investigadores vão estudar o impacto das alterações climáticas nos oceanos e explorar a sua biodiversidade, sobretudo no oceano profundo.

O projecto celebra o 200º aniversário da morte de Alejandro Malaspina (1754‐1810)
Fonte: wikipédia

Esta expedição à volta do mundo, num total de 42 mil milhas náuticas, tem também outros objectivos gerais, como dar um novo impulso às ciências marinhas e incrementar as vocações científicas entre os jovens.
A expedição deve o seu nome a Alejandro Malaspina (1754‐1810), que dirigiu a primeira expedição científica de âmbito global (1789‐1794), com as fragatas 'Descubierta' e 'Atrevida'.
Fontes: Público.pt / El Mundo / site Malaspina 2010

Link relacionado:
Zarpa de Cádiz la mayor expedición de la historia española sobre cambio global

Sem comentários: