sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Novo vídeo da NASA mostra o asteróide Vesta em pormenor


A NASA apresentou um novo vídeo que mostra detalhadamente a superfície do asteróide gigante Vesta. Os dados obtidos pela câmara de enquadramento da sonda Dawn, usados para produzir as visualizaões, vão ajudar os cientistas a compreender a origem e a formação do asteróide, o segundo maior objecto do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.
No vídeo nota-se que Vesta não está totalmente iluminado. Não há luz nas altas latitudes do norte, porque, tal como a Terra, Vesta tem estações. Actualmente é inverno no norte da Vesta e a região polar norte está escura. Durante a rotação do asteróide vista de cima do pólo sul, metade não está iluminado, pois nessa parte é noite escura e a outra está iluminada pela luz do dia.
Uma das características que chamou a atenção dos cientistas, e que se observa no vídeo, é uma grande estrutura circular no pólo sul do asteróide, que foi descoberta pelo Telescópio Espacial Hubble há alguns anos. É uma cratera com algumas centenas de quilómetros de largura e alcantilados com vários quilómetros de altura. No centro eleva-se uma montanha de 15 quilómetros, uma das elevações mais altas que se conhece em corpos sólidos do Sistema Solar. Os cientistas acreditam que a depressão resultou duma grande colisão com outro objecto.
A missão Dawn foi lançada em 2007 e entrou em órbita de Vesta em 15 de Julho, onde passará um ano a estudar a sua superfície. Depois a sonda continuará a viagem até ao planeta-anão Ceres.
Fonte: NASA

Sem comentários: