sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Bexiga cheia reduz a atenção" recebe prémio Ig Nobel de Medicina 2011

A cerimónia de entrega de prémios Ig teve direito ao lançamento de aviõezinhos de papel

Mais uma vez foram entregues os prémios Ig Nobel destinados a homenagear as pesquisas científicas mais invulgares e imaginativas, um modo bem humorado de estimular o interesse das pessoas pela ciência, medicina e tecnologia.
Os vencedores da 21º edição deste ano foram anunciados na noite de quinta-feira (29), numa cerimónia na Universidade de Harvard, com os prémios entregues por verdadeiros prémios Nobel.

O prémio Ig da Paz foi entregue ao autarca Arturas Zuokas, de Vilnius, na Lituânia, pelo seu seu modo bélico de tentar resolver as infracções de trânsito.

Entre as pesquisas científicas mais absurdas merecedoras dos prémios, está a que ganhou o Ig de Medicina 2011. Peter Snyder e os colegas descobriram que uma bexiga cheia (com extrema necessidade de urinar) faz baixar a atenção e a capacidade de tomar decisões, tal como acontece quando se está levemente embriagado ou um dia sem dormir.
Pode ver aqui o vídeo da entrega de prémios transmitida em directo.
Mais informações sobre outros prémios Ig como, por exemplo, da Química, Psicologia ou Matemática (em que as previsões sobre o fim do mundo não foram cumpridas) em ÚltimoSegundo e no site das Pesquisas Improváveis (Improbable Research)

Sem comentários: