quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NASA adiou até sexta-feira o lançamento das sondas GRAIL para a Lua

As Sondas gémes GRAIL, da NASA, aguardam lançamento no cimo do foguetão United Launch Alliance Delta II, na Base da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida - Crédito: NASA/JPL-Caltech/United Launch Alliance, Thom Baur

A NASA adiou, por 24 horas, o lançamento das sondas Grail (Gravity Recovery and Interior Laboratory) até à Lua, devido ao mau tempo no Cabo Canaveral, na Flórida. De acordo com a agência, a nova janela de lançamento será entre as 13.33 e as 14.12 horas de sexta-feira (hora de Portugal).
Contudo, as perspectivas para uma nova tentativa de lançamento na sexta-feira não são muito boas, pois tudo indica que o mau tempo vai continuar. De qualquer modo, a NASA estabeleceu um período de 42 dias para o lançamento das naves gémeas.
As sondas vão proporcionar imagens em raios X da crosta e núcleo da Lua para um melhor conhecimento da sua estrutura interna, para além da história térmica. Após o lançamento, as duas naves espaciais serão colocadas na mesma órbita em torno da Lua, iniciando o mapeamento do seu campo gravitacional. As medições das sondas ajudarão a entender melhor a relação entre a Terra e o nosso satélite.
Pode ver-se o lançamento, em directo, no endereço http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html
Fonte: NASA

Sem comentários: