quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O ouro e metais preciosos podem resultar do bombardeamento de meteoritos

O ouro e outros metais preciosos que actualmente existem na crosta terrestre resultaram do bombardeamento de meteoritos que se produziu mais de 200 milhões de anos depois da Terra se formar, segundo um estudo publicado na revista Nature. Estes asteróides terão originado a maioria das crateras que se observam na Lua.

Durante o grande bombardeamento, os meteoritos que atingiram a Terra deixaram ouro e outros metais preciosos - Fonte: wikipédia

Durante a formação da Terra, o ferro fundido deslocou-se para o seu centro formando o núcleo. A grande maioria dos metais preciosos, com mais afinidade com o ferro, emigrou para o núcleo de ferro fundido logo que a Terra se formou, por isso eles não deveriam estar no manto, onde são mais abundantes que o previsto.
Esta abundância é explicada como o resultado de uma chuva cataclítica de meteoritos que atingiu a Terra, depois do núcleo estar formado. Deste modo, todo o ouro trazido pelos meteoritos se concentrou apenas no manto e não se afundou para o núcleo.
Para testar esta teoria, investigadores da Universidade Britânica de Bristol compararam a composição de rochas com quase 4.000 milhões de anos de antiguidade encontradas na Gronelândia - antes do grande bombardeamento tardio - com amostras mais modernas.
Estas rochas antigas permitem conhecer a composição da Terra pouco depois da formação do núcleo e antes do bombardeamento dos meteoritos.
Através de medições de alta precisão dos isótopos de tungsténio nas rochas, os cientistas comprovaram que a composição do manto terrestre mudou depois do bombardeamento dos meteoritos há cerca de 3.900 milhões de anos, 650 milhões de anos depois da formação do Sistema Solar.
De acordo com o professor Matthias Willbold, da Universidade de Bristol, "O nosso trabalho mostra que a maioria dos metais preciosos em que se baseiam as nossas economias e muitos processos industriais essenciais vieram para o nosso planeta por uma feliz coincidência, quando a Terra foi atingida por biliões de toneladas de asteróides".
Fonte: Universidade de Bristol  / El Mundo.es

Sem comentários: